Icons

sábado, julho 14, 2012

Ore por Cuba

Cuba

Durante os anos 90, várias denominações cristãs cresceram rapidamente, a ponto de hoje ser muito difícil encontrar uma cidade cubana sem uma igreja protestante. Atualmente o número de cristãos protestantes no país gira em torno de 550 mil em crescimento.

A Constituição reconhece o direito dos cidadãos a professar e praticar qualquer crença religiosa, no entanto, na lei e na prática, o governo impõe restrições à liberdade de religião. O governo cubano permite o casamento religioso, mas somente após o casal ter completado um ano de casamento no civil. Bíblias e outras literaturas cristãs só podem ser importadas e distribuídas por grupos religiosos registrados e monitorados pelo governo cubano.             O governo também não permite o ensino religioso nas escolas públicas.

Em inúmeras leis e documentos legais, o governo cubano tem se declarado
completamente neutro em questões relacionadas ao cristianismo, exigindo a separação absoluta entre Igreja e Estado. Da mesma forma, afirma não apoiar nem exigir nada da Igreja cubana. Na prática, no entanto, há severas restrições às reuniões, à evangelização nas ruas e à construção de igrejas. Pastores são detidos e presos, informantes se infiltram nas igrejas e a discriminação é constante.

Felizmente, o risco de morte é baixo nos dias atuais e a perseguição está em declínio de maneira geral. As restrições ainda são evidentes, mas uma recente abertura tornou possível a expansão do ministério. Em 1992, uma emenda à Constituição mudou a natureza do Estado cubano de ateísta para laico, permitindo que cristãos pudessem se filiar ao Partido Comunista Cubano.

Isto, no entanto, ainda está para acontecer. Membros devotos de denominações
protestantes e católicas enfrentam, de maneira geral, intensa oposição e perseguição das autoridades. Cubanos que defendem questões de direitos humanos frequentemente são visados e muitos têm sido presos.


Fonte: Portas Abertas

0 comentários:

Postar um comentário

O seu comentário enriquece esse blog! Aqui você pode deixar sua opinião e sugestão para que cada dia façamos postagens melhores! Além de nos deixar mais felizes?

Então vai... fale mesmo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...