Icons

sexta-feira, junho 08, 2012

Jesus ou Barrabás? Você é quem escolhe?

Ele Escolheu a Cruz por Você

A CONDENAÇÃO PERANTE PILATOS
Cristo foi trocado por um criminoso, para que o diabo,
o ladrão e homicida da humanidade, fosse derrotado pela Sua Paixão.

Trecho do Livro "Da Prisão à Cruz", 

Devolvido a Pilatos, Jesus entra na etapa final que o levaria à crucificação. Aqui, seria decidido o que se haveria de fazer com o "Rei dos Judeus". Na Páscoa, era costume que um entre os condenados fosse solto. O horário era por volta de sete e oito horas da manhã. Havia, além do Senhor, um homem chamado Barrabás que, segundo o texto bíblico, havia causado uma sedição na cidade e um homicídio (Lc 23.19). Este trecho é bem descrito principalmente no evangelho de Lucas, embora nos pareça que a cronologia de João seja mais precisa. Ao receber Jesus, conforme registrado por Lucas no capítulo 23, versículos 14 a 16, Pilatos dirige-se ao povo dizendo:

(...) Haveis me apresentado este homem como pervertedor do povo, e eis que, examinando-o na vossa presença, nenhuma culpa, das coisas que o acusais, acho neste homem. Nem mesmo Herodes, porque a ele vos remeti, e eis que não tem feito nenhuma coisa digna de morte. Castigá-lo-ei, pois, e solta-lo-ei.

Uma vez dado o seu veredito favorável ao Senhor, Pilatos apresenta a necessidade de se soltar um preso, mas o povo, persuadido pelos principais dos sacerdotes, escolheram ao criminoso para ser solto. Não importava o quão pior era o crime deste homem, os olhos da multidão estavam tapados para as verdades espirituais do Reino de Deus. Cristo condenava sua religião vazia e cheia de superficialidade. Barrabás "apenas" promoveu uma sedição e matou um semelhante. O assassino foi o escolhido para ser livre, o Justo, a ser condenado à morte. Pilatos estava numa situação difícil. Apesar de seu caráter discutível, estava preocupado com o que ouvira falar de Jesus, pela sua própria experiência com Cristo, e pelo terrível sonho que sua mulher havia tido, que nos é relatado em Mateus 27.19:

(...) não entre na causa deste justo, pois em sonho sofri muito por causa dele.

A Bíblia menciona que, querendo soltar ao Senhor, Pilatos pergunta mais uma vez, mas eles clamavam ainda mais para que Cristo fosse crucificado (Lc 23.21). Pilatos, já não podendo insistir no caso do Nazareno, faz a pergunta que ainda ressoa em nós, quase dois mil anos após ser proferida, registrada em Mateus 27.22:

Que farei então de Jesus, chamado o Cristo?

A multidão, unânime, clamou para que Cristo fosse crucificado. Ainda assim, o governador insistiu, perguntando que mal o Nazareno havia feito, mas, enlouquecidos, ainda mais bradavam: Seja crucificado (Mt 27.23).

Pilatos então, vendo que o tumulto somente aumentava, pegou uma vasilha com água e, lavando as mãos diante de todos, bradou: Estou inocente do sangue desse justo, considerai isso (Mt 27.24), e todos responderam: o seu sangue recaia sobre nossas cabeças e sobre nossos filhos (vv.25). Então, o assassino foi solto e o Cristo de Deus mandado para ser flagelado. Se fizermos uma simples comparação, este paralelo é horrível: escolheram aquele que veio para matar, roubar e destruir (prefigurado em Barrabás), ao invés daquEle que veio para lhes vida e vida com abundância (o Cristo).

Aqui, podemos aprender diversas verdades espirituais. A primeira delas, sem dúvida, é a de que todos nós, de certa forma, crucificamos a Jesus. O fizemos quando rejeitamos a Palavra de Deus e quando não demos ouvido as palavras do Salvador. Sempre que preferimos ouvir a nossa natureza decaída e não os bons conselhos do Senhor e da Sua Palavra, estamos escolhendo Barrabás e enviando Jesus para ser açoitado e condenado. Mas, sempre que crucificamos a carne para cumprir o querer de Deus, estamos declarando em alto e bom som no reino espiritual que temos um Rei, que é o Cristo que desceu dos céus para nos salvar.

Aqui, a verdade espiritual se faz declarar como júbilo em nosso coração: Cristo foi trocado por um criminoso, para que o diabo, o ladrão e homicida da humanidade, fosse derrotado pela paixão do Salvador.

0 comentários:

Postar um comentário

O seu comentário enriquece esse blog! Aqui você pode deixar sua opinião e sugestão para que cada dia façamos postagens melhores! Além de nos deixar mais felizes?

Então vai... fale mesmo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...