Icons

segunda-feira, junho 04, 2012

EUA querem 'mais ação' do Brasil com relação ao conflito na Síria

síria

Washington cobrou também mais apoio de Brasília ao plano de paz proposto pelo enviado especial da ONU, Kofi Annan

Folha Online 01/06/2012 23:34

 

Os Estados Unidos querem ver mais ação por parte do Brasil nas reações da comunidade internacional ao conflito entre oposição e governo na Síria, afirmou nesta sexta-feira o porta-voz do Departamento de Estado, Mike Hammer.

"Queremos ver atividade no Conselho de Segurança da ONU e queremos que o Brasil faça parte desses esforços. Acreditamos que um país do nível do Brasil pode ter bastante influência e queremos que faça parte do esforço para pressionar [o ditador sírio, Bashar al] Assad e seus militares", disse.

Washington cobrou também mais apoio de Brasília ao plano de paz proposto pelo enviado especial da ONU, Kofi Annan, divulgado em abril.

O governo brasileiro ainda não se pronunciou oficialmente sobre o massacre de Houla, em que 108 pessoas morreram no último dia 25. A única sinalização foi o voto favorável à resolução aprovada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), nesta sexta-feira.

Apenas Rússia, China e Cuba votaram contra a medida. Antes do massacre em Houla e após o acordo de cessar-fogo proposto pelo enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, quase 2.000 já morreram por conta da repressão do regime sírio e de confrontos com os movimentos insurgentes.

O massacre gerou nessa semana uma retaliação de dez países ocidentais, que expulsaram representantes sírios ou os declararam persona non grata.

O Brasil não aderiu à expulsão e ontem o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, disse ser contrário à medida.

0 comentários:

Postar um comentário

O seu comentário enriquece esse blog! Aqui você pode deixar sua opinião e sugestão para que cada dia façamos postagens melhores! Além de nos deixar mais felizes?

Então vai... fale mesmo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...