Icons

sábado, maio 19, 2012

Ore pela Turquia

Turquia

A Constituição garante liberdade religiosa e, geralmente, o governo respeita esse direito na prática. Ainda que o proselitismo seja legal no país, muçulmanos, cristãos e baha’is enfrentam algumas restrições e prisões ocasionais sob a acusação de praticá-lo ou de praticar reuniões não autorizadas.

Respeitar a liberdade religiosa dos não muçulmanos é essencial para a concretização da expectativa da Turquia em participar da União Europeia. Portanto, a reforma de leis contra igrejas cristãs tem sido facilitada e o preconceito antiocidental, retirado de textos didáticos das escolas. A atual liderança do partido Justiça e Desenvolvimento (AK) chegou até a restaurar uma antiga Igreja armênia no leste da Turquia, ignorando as objeções dos seus membros mais religiosos.

Mas, ao mesmo tempo, o sentimento anticristão está no ar. Existe um popular seriado de televisão chamado “Vale dos Lobos”, que apresenta cenas que depreciam os cristãos. A série retrata um adolescente convocado por um grupo nacionalista a matar um editor de livros cristãos, e alguns episódios passam a ideia de que missionários cristãos são inimigos da sociedade e culpados por ligações com organizações criminosas, que praticam tráfico de órgãos e prostituição.

Um novo ultranacionalismo mesclado com militância islâmica tem causado numerosos ataques contra cristãos nos últimos anos em toda a Turquia. Na região do Mar Negro, adolescentes desempregados estão especialmente inclinados a isso. “O empenho dos cristãos está crítico”, diz Husnu Ondul, presidente da sede da Associação Turca dos Direitos Humanos de Ancara.

Em 2011 o governo da Turquia criou uma emenda que visa o fim da opressão que a minoria cristã composta por armenios e gregos enfrentam no páis. Além disso, o governo turco iniciou um processo de devolução de propriedades confiscadas dos cristãos nos ultimos anos, entre elas, edificios escolares, cemitérios, hospitais e igrejas.

Essa foi uma exigencia básica feita pela União Eropéia à Turquia no tribunal dos Direitos Humanos.

Oremos para que Deus cubra com suas mãos os missionários e obreiros naquele país…

fonte: raissabulhoes.tumblr.com

0 comentários:

Postar um comentário

O seu comentário enriquece esse blog! Aqui você pode deixar sua opinião e sugestão para que cada dia façamos postagens melhores! Além de nos deixar mais felizes?

Então vai... fale mesmo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...