Icons

quarta-feira, março 14, 2012

A Construção de um Vaso

A Construção de Um Vaso
 
Sermão pregado na Igreja Batista Estância Floresta Parck – São José do Rio Preto – SP
Pr. José Francisco Imiane
 
Texto bíblico: Jeremias 18:1-8
Texto base: Jeremias 18:6
 
Introdução
 
 
O Senhor tem um jeito todo especial para moldar o caráter de cada um de seus servos. O profeta Jeremias conseguiu captar esse modelamento da mente de Deus, e nos mostra que, se todo esse processo é necessário para a formação do caráter de um servo fiel, isso não é tão simples como muitos pensam e até pregam. E talvez por isso muitos desistam de se submeter a esse tratamento feito diretamente pelas mãos do Pai, o Oleiro por Excelência.
 
 
 
Primeira fase
 
A fase da escolha: Deus escolhe o barro que quer usar. Existem cerca de duzentos tipos de barros conhecidos, entretanto apenas oito servem para fazer vaso. Sabe o que isso significa? Se você foi escolhido por Deus, você é feito de um barro especial, próprio para ser moldado e trabalhado. Você é feito de um bom barro.
 
Segunda fase
 
A fase do curtimento: é aquela época em que Deus está pronto a falar e ouvir a todos os seus filhos, menos você. Essa fase é uma das mais importantes, pois o vaso tem que ficar no “curtimento”: maior curtimento, maior liga; quanto maior o vaso, maior o tempo de curtimento. Quanto maior a Obra que Deus quer que você realize, maior será o tempo que estará à só, meditando e avaliando sua vida diante dEle. Mesmo que se sinta só, o Oleiro estará a observar seu “curtimento”, ou auto-reflexão.
 
Terceira fase
 
A fase do Pisamento: é quando o barro é tirado do curtimento, talvez depois de muito tempo, é colocado em um local próprio para literalmente ser pisado, pois se faz necessário que todo o ar existente no barro seja retirado. Deus permite que você seja humilhado, pisado, para que perca todo o orgulho, vaidade, autoconfiança. etc... Nessa fase, parece que todos falam mal de você, ninguém lhe entende, julgam suas atitudes...
 
Quarta fase
 
A fase dos Acréscimos: ao barro agora, se faz necessário acrescentar palha fina, pedra triturada e resto de cerâmica, pois sem essa mistura o vaso se tornará fraco e fácil de quebrar. Para a Sua Obra, Deus não quer vasos fracos, que não suportem serem cheios pela Sua Graça e Unção. Sem humildade, compromisso, submissão, disposição, o vaso ficará fraco; Ele quer um vaso resistente para uso diário, e não um de porcelana para ser usado esporadicamente...
 
Quinta fase
 
A fase do molde: finalmente chegou à hora do barro tomar a forma definitiva de vaso!!! Depois de todo esse processo, o Oleiro leva o vaso para a “roda” a fim de moldá-lo: o barro está prestes a se tornar um vaso segundo o coração do Oleiro. O Senhor, então, moldará o caráter de seu Servo conforme a Sua santa vontade e segundo os seus Propósitos, pois cada um tem uma tarefa a cumprir, e precisa de treinamento especial.
 

Conclusão
 
Depois de Deus ter-nos escolhido, ter-nos deixado criar liga, tirado todo o nosso orgulho e autoconfiança, ter-nos fortalecido, finalmente (e só então) Ele começa a nos moldar. E quando estivermos definitivamente prontos, Ele nos enche com o Seu Espírito Santo (e nos batiza) e nos usa de acordo com Sua santa vontade. Coloquemo-nos nas mãos do Senhor e sejamos vasos de bênçãos.
 
Adaptado a partir da matéria obtida na Internet (www.ovelhalele.weblogger.terra.com.br/index.htm)

0 comentários:

Postar um comentário

O seu comentário enriquece esse blog! Aqui você pode deixar sua opinião e sugestão para que cada dia façamos postagens melhores! Além de nos deixar mais felizes?

Então vai... fale mesmo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...